SL BENFICA

SL BENFICA

domingo, 6 de janeiro de 2019

SL BENFICA

 Na Luz como sempre a assistir a mais um jogo, o primeiro de muitos com Bruno Lage a treinador principal , assim espero, e depois de uma entrada em jogo algo intranquila, não acertando nas marcações a meio - campo, a nossa equipa partiu para um excelente jogo, numa mudança de sistema táctico para o 4-4-2. Desde que me lembro sempre foi esta a maneira de jogar do SL BENFICA , faz parte do nosso ADN  e agradou-me esta mudança. É verdade que a sorte do jogo esteve do nosso lado, mas também é verdade que a procurámos. A jogar em 4-4-2 a equipa joga mais solta, practica um futebol de qualidade , mais objectivo , temos mais presença na área adversária. A vitória é justíssima , no processo ofensivo estivemos sempre muito bem , no defensivo as coisas não correram tão bem, o treinador tem muito trabalho a fazer neste sector. Com todo o respeito AA não pode ser o defesa direito do SL BENFICA , ou então alguém tem de lhe dizer que não pode dar tanto espaço ao adversário directo e que tem de pressionar mais. Neste sistema de jogo, Conti por ser um central mais jovem e rápido que Jardel , talvez mereça uma oportunidade a titular ao lado de Ruben Dias que espero que volte rapidamente ao Ruben Dias humilde de outros tempos. Também ao Sálvio alguém tem de lhe dizer que a jogar em 4-4-2 tem de ser mais rápido a largar a bola. Neste sistema de jogo há sempre linha de passe em aberto , tem de passar a bola rápido e desmarcar-se a seguir . Há processos que ainda estão muito enraizados na equipa , foram muitos jogos a jogar em 4-3-3, onde em muitas ocasiões era preciso segurar a bola porque não havia ninguém na frente a quem passar.
 Uma palavra a Bruno Lage, para quem em dois dias colocou a equipa a jogar desta maneira , não pode recear nada. Sinceramente gostei muito da sua postura e coragem ao mudar o sistema da equipa.
  Esteve muito muito bem na conferência de imprensa a seguir ao jogo.

 luis.live

4 comentários:

  1. mas isto teve muito pouco a ver com a mudança de táctica até porque o lage na B joga em 433 ou 4231.

    e essa historia do 442 ser o adn do clube é treta nos anos 70 jogamos em 433 a decada toda e depois mortimore na segunda passagem e toni também o fizeram com sucesso e qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Temos é que jogar para ganhar, o resto 442 433 4231 ganhar como ganhamos marcar mais do que sofrer, com mais jogadores na frente marcamos mais.

    ResponderEliminar
  3. Não fui ver os arquivos para te responder , já agora agradeço a tua presença assídua neste espaço. és grande benfiquista e aqui este tasco é para os puros, mas dito isto duvido mesmo muito que entre 1970 e 1980 o sistema do SL BENFICA fosse sempre o 4-3-3. como te disse não fui ver a história do SL BENFICA neste período mas lembro-me de muitos jogadores desta altura e acho que estás enganado. Com toni também não me lembro de ver o SL BENFICA a jogar em 4-3-3 e muito menos com mortimore. Lembro-me das grandes duplas atacantes do SL BENFICA. néné/césar , néné/filipovic , néné/Maniche , Maniche/Jorge silva , rui águas/magnusson e por aí fora. foram tantas mas tantas as equipas do SL BENFICA que vi a jogar em 4-4-2 que posso afirmar que é este o sistema mais utilizado pela nossa querida equipa ao longo dos anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a primeira vez que jogamos em 442 foi com o baroti, em 1980 (reinaldo/nene/filipovic/cesar).
      que foi continuada com o erikson (nene/filipovic/maniche e até diamantino) e com o csernai (maniche/jorge silva).

      depois veio o mortimore que jogou no primeiro ano em 442 mas jovava muitas vezes em 4231 ou 451 que são variações do 433.
      no segundo ano passou em definitivo para estas duas tácticas abandonando o 442
      o toni entra e volta ao 442(rui aguas/magnunson)

      volta o erickon e alterna muito entre o 442 e 4231.

      na segunda passagem do toni ele joga em 433 (joão pinto/iuran/futre) e depois
      (joão pinto/iuran/ailton) embora altere muitas vezes para o 442 conforme o jogo.

      depois o poeta artur volta ao 442.

      deve ser a táctica mais utilizada nos últimos 30 anos mas não terá a maioria.
      mas dizer que é o adn do clube não é verdadeiro até porque as tácticas no clube mudam conforme mudam os treinadores.

      Eliminar